Sistema de Detecção de Alarme
Este sistema detecta e sinaliza o incêndio nos seus instantes iniciais e é composto por diversos dispositivos que, de acordo com a NBR 17240, um sistema completo é composto por:
Este sistema detecta e sinaliza o incêndio nos seus instantes iniciais e é composto por diversos dispositivos que, de acordo com a NBR 17240, um sistema completo é composto por:
CENTRAL DE ALARME: Responsável pelo monitoramento de todo o sistema de detecção e alarme, por exemplo: informação enviada por um detector, falhas na instalação, falha nos detectores, entre outros.
DETECTORES: São responsáveis por monitorar a área e enviar as informações a central de alarme sobre fumaça, temperatura, chama, gases, entre outros.
ACIONADORES MANUAIS: Requer ação humana para acionamento, normalmente instalado junto com sinalizadores, é um dispositivo que alerta o sistema a localização do incêndio.
SINALIZADORES: Responsável por emitir sinais sonoros e luminosos para alertar os ocupantes da edificação sobre um princípio de incêndio.
CABOS: Interliga todos os dispositivos entre si até central de alarme, estes cabos devem ser blindados ou instalados em infra estrutura exclusiva para sistema de detecção e alarme de incêndio, evitando as interferências externas que prejudicam os sinais transmitidos.
Existe duas formas de instalação para o sistema de detecção e alarme, e são classificados como:
SISTEMA CONVENCIONAL: Os dispositivos deste sistema são responsáveis por monitorar um setor, ou seja, quando for detectado um incêndio, a central de alarme consegue identificar apenas o setor, por exemplo, “Galpão A”, “Estacionamento 1” ou “Pavimento 3”, mas não a localização exata do incêndio, por isso esse tipo de sistema é comumente usado em áreas pequenas.
SISTEMA ENDEREÇAVEL: Mesmo princípio do sistema convencional, porém com o recurso para endereçar cada dispositivo. Na central de alarme haverá um endereço registrado que quando for detectado um incêndio, aparecerá no painel a localização exata do dispositivo e consequentemente do sinistro, por exemplo, “Galpão A – Eixo E4”. Devido a essa precisão esse sistema torna muito ágil a prevenção de incêndios e auxilia na manutenção por mostrar qual dispositivo apresenta falha.
SISTEMA ENDEREÇAVEL CLASSE A: O cabo do laço sai da central de alarme, passa por todos os dispositivos do sistema e retorna a central de alarme, garantindo que qualquer avaria no encaminhamento da infra ou em algum dispositivo não paralise nem total, nem parcialmente o sistema.
SISTEMA ENDEREÇAVEL CLASSE B: O cabo do laço não retorna a central, o que pode paralisar o sistema parcial ou total caso ocorra qualquer avaria no encaminhamento da infra ou em algum dispositivo.
Para solicitar um orçamento conosco, preencha o formulário ou se preferir, ligue-nos!
Responderemos o mais breve possível.
(11) 9 7306-5586
vendas@earlyengenharia.com.br
Rua Jorge Lúcio, 217
Parque Residencial Jundiaí II – Jundiaí – SP
Early Engenharia © 2021. Todos os direitos reservados | Designed by AGT Online.